segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Infelicidade

A infelicidade me incomoda.
Não a minha. Quer dizer, a minha também. Mas é principalmente a dos outros.
Me dói muito ver um sorriso no rosto de alguém que sofre, porque eu acho esse sorriso falso, eu penso que é uma alegria muito momentânea, e que logo depois essa pessoa vai lembrar de tudo que a aflige, tudo que a incomoda. E eu fico pensando em como essa pessoa se sente à noite, deitada na cama, antes de dormir. No que ela pensa, se ela dorme bem, se ela sofre... e eu acho tão errado que essa pessoa divida sorrisos com os outros, e não essas aflições.
Um bebê, na sua pureza, chora por tudo, grita por tudo. Ele não sabe de que forma se expressar, então, qualquer incômodo é motivo para chorar: frio, calor, fome, xixi, cocô, saudade, aperto. E quando a felicidade do bebê não cabe mais nele, ele grita. É um gritinho agudo, mas bonitinho. Você percebe a felicidade e a excitação nele.
Quando cresce, o bebê aprende que tudo isso é inadequado. É feio. Não pode chorar por tudo. Não pode gritar de felicidade. Ele deveria aprender a lidar com as coisas e a não querer chorar por tudo. Mas não é assim que ensinam. Não ensinam a lidar com as coisas. Ensinam a simplesmente engolir o choro e passar por cima das coisas. E a ser menos eufórico e escandaloso em seus momentos de felicidade.
E esses bebês serão pessoas introvertidas, que vão guardar suas mágoas até ganharem uma úlcera, ou uma depressão, ou ambas. E quando ficarem felizes... vão chorar.
E assim todo mundo vai rumando para a sua infelicidade.
E eu, me incomodo em perceber a infelicidade de qualquer pessoa.
Mas o que mais me dói, o que mais me dói mesmo, é perceber a infelicidade em alguém que gosto muito. Isso não só dói, como me deixa infeliz.
Sei que isso não é bem certo, que eu deveria ser feliz apesar de todas as pessoas.
Mas não sei fazer isso.
E vai ver é por isso que devo voltar a ver minha psicóloga.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu vi um documentário ontem que mostrava o povo da Indonésia logo depois do tsunami que passou e acabou com tudo por lá...
O pessoal que fez o video era do Brasil... surfistas... e tiveram uma grata surpresa em notar que o povo, que deveria estar se lamentando pelas perdas, estava bem disposto a receber e conversar com turistas... e faziam isso com sorriso no rosto... e esperança no futuro.
Um deles explicou pra um brasileiro que não adiantava ficar pensando nas coisas ruins... pq isso ele não tinha como mudar... e preferia pensar em como reconstruir a vida e voltar ao normal na cidade dele... isso foi muito legal de ver... e acho que é um exemplo de que as pessoas devem procurar motivos pra sorrir diante de muitos motivos pra não sorrir.
Hehe.. Mimo.