quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sobre as pessoas que conheci aqui.

Eu tive uma estratégia muito errada. Eu sou bem antissocial, sei disso, sou difícil pra fazer amigos, demorei muito tempo pra enturmar na minha universidade, e quando finalmente enturmei, vim pra cá, e agora não vou me formar com ninguém.
Mas, como eu ia dizendo, eu fiz escolhas muito erradas no começo, quando cheguei aqui, e isso não me fez bem agora, no final. Eu vim com a cabeça de que brasileiro é tosco até que se prove o contrário. E a tosca fui eu.
Eu tive a sorte de conhecer ainda no táxi, vindo do aeroporto pra casa, uma brasileira que me “provou o contrário” de cara. E nesse caso posso dizer que fiz uma amizade linda, pra vida toda. E por quê? Porque eu tive um ano todo pra cultivar isso, pra me apoiar e dar apoio, pra conversar e conhecer, pra criar um laço tão forte quanto família. Com uma pessoa. Uma.
Sim, eu conversava com todo mundo, é claro. Mas eu estava fechada, preconceituosa mesmo. Que erro!
Eu estava cercada de pessoas maravilhosas, de pessoas carinhosas, deliciosas de passar o tempo junto, e eu ignorei, só pra não falar que vim pra Inglaterra e fiz amigos brasileiros.
Enfim, o tempo passou e as pessoas foram se aproximando de mim, ou eu delas, não sei bem quem deu o primeiro passo, só sei que, pouco a pouco, fui conhecendo melhor as pessoas e fazendo amizades incríveis.
E agora tenho duas dores. Uma é a dor do arrependimento, por não ter me aproximado antes. É visível como as pessoas tem laços fortes entre si, laços que eu evitei e agora quero pra mim. E a outra dor é da saudade. Não a que eu carrego comigo desde que vim pra cá, essa tá aqui, muito bem alimentada e crescendo como um tornado. Mas a da saudade que eu sei que vou sentir. E aqui nem estou falando de Londres, estou falando das pessoas. Porque o Brasil é enorme. Aqui todo mundo mora a degraus de distância, mas lá... fiz amigos do sul ao norte. E no Brasil num tem trem delicioso e barato pra ir visitar. Vou voltar e vou acompanhar pelo Facebook as pessoas que já tive como irmãos.

Dedicado aos amigos daqui, tão queridos.

E me desculpem por julgá-los mal. Como eu disse, a tosca fui eu. Vocês são incríveis.

2 comentários:

Nara disse...

pois aproveite que ainda tem tempo pra isso, amôra

Anônimo disse...

Moça, que texto lindo! Saudades apertada da possibilidade de reunir todo md tão fácil na pracinha universitária. E o q realmente dói é q antes eram só degraus, agora é quase um continente.
Regina