terça-feira, 30 de julho de 2013

É bonita e é bonita.

Acabei de ver um vídeo lindo que foi o gatilho pra esse post.
É um vídeo da Jade Beall mostrando o corpo das mulheres depois da gravidez.
Depois da gravidez nenhuma mulher é a mesma, tudo muda na vida, por que o corpo não deveria mudar? Muda sim e fica lindo. Fica marcado para a vida como um corpo que já teve um filho! Quer marca melhor? Nenhuma tatuagem chega aos pés disso.
E eu não sei bem quem culpar, sociedade, cultura, mídia, religião, política, não sei mesmo, mas há muito tempo uma soma disso tudo vem controlando a mente das pessoas e ditando o que é bonito e o que é feio. E isso me mata. Como pode existir um padrão de beleza? Que ideia é essa? Nossa espécie tem tantas variações, nossos genes são tão diferentes, como decidir e impor esse padrão Barbie pra todo mundo? É muito errado isso. E é triste demais ver como é difícil mudar isso na cabeça das pessoas!
Eu sei que isso se aplica a homens e mulheres, mas ah, as mulheres... em meio a tanta luta pra serem tratadas do jeito que merecem ainda sentem essa necessidade de encaixar num padrão de beleza imposto por sei lá quem. Isso me entristece demais. Primeiro por eu perceber que existe um pouco disso em mim. Segundo por eu perceber o quanto isso é forte. Mais forte do que uma amiga ou uma mãe dizendo “você é linda”.
O espelho virou um inimigo. Ninguém se olha pra se admirar, apenas pra procurar defeito, pra ver se a maquiagem deixou de esconder alguma cicatriz, se o cabelo está tampando as orelhas, se a saia está tampando as coxas, se a bota faz a perna parecer fina, se o tênis a faz parecer grossa, se a blusa está deixando escapar a barriga... e isso tudo é muito triste.
Sou fã das mulheres que se acham bonitas, que se admiram, só nunca conheci nenhuma.


Um brinde à diversidade.

Um comentário:

Michelli B.E. disse...

Boa reflexão. Infelizmente, ser mulher é isso. Quem sabe um dia isso muda?

Cheguei aqui pelo Facebook do Yuri =P

Bjs