sexta-feira, 29 de maio de 2009

Preconceito

Sabe quando você está andando distraidamente pela rua e passa por uma pessoa que te chama a atenção, aí você olha todo o físico dela, olha as roupas, o cabelo e forma uma opinião imediata e quase inconsciente? É exatamente isso que é o preconceito.
Pré conceito.
Isso pode acontecer em qualquer lugar, com qualquer pessoa, a qualquer momento. Aliás, acontece o tempo todo!
Eu passo muito por isso. Mas não estou falando sobre aqueles clichês que lotam a nossa mente quando ouvimos a palavra "preconceito", estou falando de todos os tipos.
Já vi um vídeo no youtube (Tales of mere existence) que mostra um pouco o que eu penso sobre preconceito. O cara vê uma mulher e imagina todo o seu futuro com ela, idealizando-a completamente. Quando ele tem a chance, não acontece nada do que ele havia pensado. Porque, diferente do que a maioria esmagadora pensa (sem pensar, na verdade), o preconceito funciona para os dois lados, positivo e negativo.
Você vê um aspecto da pessoa e pronto, tenta defini-la por completo. Não são apenas os aspectos físicos, se eu entrasse num bate-papo e viesse um cara dizendo "oi gatinha, quer tc?" eu já evitaria responder essa mensagem. Aquele cara poderia ser o Woody Allen (não, não poderia, forcei a barra) mas eu não quis o conhecer por pensar que seria apenas mais um chato, com interesses carnais e sem conteúdo nenhum, que nem sabe como iniciar uma boa conversa. Fui clara? (Imagino que não)
Enfim, o preconceito (quantas vezes eu repeti essa palavra?) é apenas mais um freio da nossa mente, um freio do ego, que tenta evitar as situações ruins, mas (sempre tem um "mas"), como nada é perfeito, este mecanismo também falha.
Podemos deixar de conhecer pessoas incríveis por puro preconceito.
Por isso deixo clara a minha opinião: abomino.

Por hoje é só.
Vai indo que depois eu vou.

3 comentários:

MaLu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MaLu disse...

adorei o post.. concordo em numero genero e grau com vc!

beijos..

ps..apaguei o primeiro pq o erro d portugues tava veeergonhoso!!

=/

Lisbeth disse...

Pré conceitos.
Acho isso ridículo,vergonhoso,abominável e ainda assim os tenho.Que contradição é a mente humana.
Opinião apoiada.Keep on,your blog seems to b very amazing.